Banner da Sicorde - Sistema de Informações da Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência

LEI COMPLEMENTAR MUNICIPAL Nº 597/2001/FLN PDF Imprimir E-mail
 
 

Determina a obrigatoriedade do uso do símbolo internacional de acesso à pessoa portadora de deficiências, e dá outras providências.

O Presidente da Câmara Municipal de Florianópolis , no uso das atribuições que lhe confere o artigo 58, §§ 5º e 7º da Lei Orgânica do Município de Florianópolis, promulga a seguinte Lei:

Art. 1º - Fica obrigatório a todos os órgãos públicos municipais e estabelecimentos privados de acesso público, a utilização do símbolo internacional de acesso, nos exatos termos da Lei Federal nº 7.405/85.

Art. 2º -Todos os estabelecimentos que sejam de acesso ao público, tais como supermercados, cinemas, teatros, museus, casas de diversão e espetáculos, hospitais e órgãos públicos, além de deverem utilizar o símbolo referido no artigo 1º desta Lei, devem assegurar um local especial para estacionamento, embarque e desembarque das pessoas portadoras de deficiência, nas especificações legais já existentes.

Art. 3º - Os estabelecimentos deverão obrigatoriamente destinar espaços, à frente dos locais mencionados nesta Lei, seguindo as seguintes especificações:

I - preferencialmente localizadas ao lado esquerdo da via pública, para facilitar o desembarque das pessoas portadoras de deficiência;

II - nos casos de estacionamento ao lado direito da via pública, deverá ser efetuado um recuo para estacionamento, de modo a tornar possível o desembarque, sem prejuízo ao trânsito e sem risco à pessoa portadora de deficiência.

Art. 4º - Estas especificações deverão ser consideradas para a concessão de alvará de funcionamento, e sua inobservância poderá ocasionar seu indeferimento.

Art. 5º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Câmara Municipal de Florianópolis, em 11 de setembro de 2001.

Vereador Jaime Tonello

 
 
Secretaria Especial de Direitos Humanos
Logo do CONEDE Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação
Site Acessível