Banner da Sicorde - Sistema de Informações da Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência

LEI MUNICIPAL Nº 4.965/1996/FLN PDF Imprimir E-mail
 
 

Regulamenta o art. 147, inciso v, alíneas "a" e "b" da Lei Orgânica do Município que dispõe sobre a reserva de cargos e empregos públicos destinados a pessoas portadoras de deficiência e dá outras providências.

Faço saber a todos os habitantes do Município de Florianópolis, que a câmara de vereadores aprovou e eu sanciono a seguinte lei,

Art. 1º. - Fica estabelecido em 10% (dez por cento) o percentual reservado às pessoas portadoras de deficiência nos cargos e empregos públicos do Município.

§ 1º. - É facultativo atender o que determina este artigo nos cargos cuja totalidade absoluta, no quadro de funcionários do Município, atingem um número inferior a cinco funcionários.

§ 2º. - A deficiência física, mental, auditiva e visual somente constituirá causa impeditiva para o ingresso no serviço público municipal, quando se tratar de cargo ou função cujas atribuições essenciais forem consideradas incompatíveis com o tipo ou grau de deficiência de que é portador o candidato.

§ 3º. - Quando o cálculo para a definição da quantidade de vagas num número fracionário, adotar-se-á o seguinte critério:

I - O arredondamento para o número inteiro imediatamente superior quando a fração for igual ou superior a 0,5 (cinco décimos).

II - O arredondamento para o número inteiro imediatamente inferior, quando a fração for inferior a 0,5 (cinco décimos).

Art. 2º. As vagas reservadas a portadores de deficiência que não venham a ser preenchidas passam, automaticamente, a ser ocupadas pelos demais candidatos aprovados conforme a ordem de classificação.

Art. 3º. - Fica criada a comissão de seleção para portadores de deficiência física, vinculada a Secretaria Municipal de Administração, à qual compete:

I - definir quanto a compatibilidade entre as atribuições e tarefas inerentes ao cargo ou função e ao tipo ou grau de deficiência de que é portador o candidato observados os seguintes critérios:

a) As informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição;
b) As condições individuais do candidato;
c) A natureza das tarefas e atribuições próprias do cargo e função;
d) Viabilidade quanto a introdução de adaptações no ambiente de trabalho e nas tarefas a serem desempenhadas, bem como nos métodos, técnicas e instrumentos empregados;
e) A classificação da OMS (Organização Mundial de Saúde) e outros padrões reconhecidos nacional e internacionalmente.

II - Propor a Administração Municipal a atualização de meios ou de formas de seleção especialmente adaptadas às condições resultantes da deficiência de que é portador o candidato.

III - Solicitar exame adicional caso julgar as informações insuficientes para a decisão.

Art. 4º. - A Comissão de seleção para portadores de deficiência será constituída por sete membros designados para um período de dois anos, admitida a recondução, com a seguinte composição:

I - 01 (um) médico especializado em saúde ocupacional;
II - 01 (um) servidor da área de recursos humanos, especializado em recrutamento e seleção;
III - 01 (um) servidor especializado em educação especial que exerça atividade junto a rede municipal de ensino;
IV - 04 (quatro) representantes indicados por entidades portadores de deficiência, em regular funcionamento, contemplado, cada área de deficiência, sendo que, no caso da deficiência mental, a indicação poderá ser feita por entidade de auxílio e apoio.

Art. 5º. No ato da inscrição, que será feita em formulários próprios para cada tipos de deficiência física, o candidato declarará a sua condição de portador de deficiência, afim de que os casos sejam analisados pela Comissão de Seleção.

Art. 6º. A deficiência física, mental, auditiva ou visual de que era portador o candidato, ao ingressar no serviço público municipal, não poderá ser invocada como causa para aposentadoria.

Art. 7º. - As conclusões constantes de parecer emitido pela Comissão de Seleção para Portadores de Deficiência não substituem nem suprem o estágio probatório.

Art. 8º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 9º. Revogam-se as disposições em contrário.

Paço Municipal em Florianópolis, aos 26 de agosto de 1996.

SÉRGIO JOSÉ GRANDO
Prefeito Municipal

 
 
Secretaria Especial de Direitos Humanos
Logo do CONEDE Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação
Site Acessível