Banner da Sicorde - Sistema de Informações da Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência

Geral
CONEDE RETORNA ÀS ATIVIDADES DE CAPACITAÇÃO DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE DIREITOS PDF Imprimir E-mail

por Elisangela W Schappo

(Conselheira CONEDE - SES)

 

Após o período de proibição de atividades e ou eventos públicos no Estado devido à epidemia de Gripe H1N1 ( gripe A ) presente no país, o CONEDE - SC (Gestão 2008 - 2010) retorna às atividades itinerantes de capacitação dos Conselhos Municipais de Direito da Pessoa com Deficiência (COMDE) com o apoio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação. Estas atividades foram iniciadas pelo município de Chapecó no mês de agosto de 2009 e, no mês de outubro, retoma o cronograma de ações passando pelos municípios de Canoinhas, Itajaí, Criciúma e Joinville.

Para essas capacitações, estão sendo convocados os membros governamentais e não-governamentais dos COMDEs dos municípios supracitados, a fim de participar de um ciclo de palestras ministradas pelos conselheiros do CONEDE - SC, para discutir os temas discriminados abaixo:

1) Realidade Regional e Instrução Normativa para Implantação dos Conselhos Municipais de Direitos da Pessoa com Deficiência.

Expositor: Sr.Laercio Ventura - Presidente CONEDE - SC

2) Planejamento Estratégico nos Conselhos de Direitos.

Expositor: Srª. Elisângela W Schappo - Conselheira CONEDE / SES

3)  Política Pública de Direito da Pessoa com Deficiência – Saúde.

Expositor: Srª. Jaqueline Reginatto - Conselheira CONEDE / SES

O número de vagas disponíveis para o evento é determinado pelos próprios Conselhos, devendo estar presente ao menos um representante de cada Secretaria ou Fundação Municipal e das Associações que integram o Conselho. No entanto, a capacitação também fica aberta à participação de representantes de outros Conselhos Municipais de assistência à pessoa com deficiência das microrregiões, sendo que todos os participantes receberão certificados emitidos pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação e CONEDE - SC.

Para conhecimento de todos, segue o calendário da Capacitação para os Representantes dos Conselhos Municipais:

Agosto/2009 - Chapecó

Outubro/2009 - Canoinhas, Itajaí

Novembro/2009 - Criciúma, Joinville

 

 

 
CAMPANHA RESPEITE ESTA VAGA PDF Imprimir E-mail


PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM

     Para comemorar o Dia da Luta Nacional das Pessoas com Deficiência (21 de setembro), e tendo adotado como tema para o ano de 2009 – “Escotismo e Inclusão” – a União dos Escoteiros do Brasil convida todas as Unidades Escoteiras associadas para participar da Campanha Nacional - Respeite esta Vaga. Essa Campanha é uma mobilização nacional da UEB para chamar a atenção daqueles que usam indevidamente, nos estacionamentos, as vagas destinadas às Pessoas com Deficiência. A Campanha acontecerá de 12 a 26 de setembro de 2009. Reúna os membros da sua Unidade Escoteira e participe dessa ação!
    No final do mês de agosto o Escritório Nacional da UEB encaminhou a todos os Grupos Escoteiros uma quantidades de blocos de "multa social", na proporção de um para cada membro registrado, bem como um exemplar do livreto "Jogos e Dinâmicas de Grupo - Pessoas com Deficiência", recém publicado pela UEB. Os blocos de Multa Social podem ser utilizados durante a Campanha, ou ser disponibilizado aos membros da Unidade para que sejam usados em casos de desrespeito às vagas destinado para Pessoas com Deficiência.
    Será fornecido certificado de participação para as Unidades Escoteiras que aderirem à campanha, mediante envio do Relatório de Atividades e registro fotográfico ao Escritório Nacional da UEB. Maiores informações sobre a adesão à Campanha, você encontra no site da UEB em  www.escoteiros.org.br


Retire aqui as "Multas Sociais" e participe:
http://www.escoteiros.org.br/escotismo_inclusao/multa_social.pdf

vaga.bmp - 862.74 Kb

 
REGULAMENTAÇÃO DAS VAGAS DE ESTACIONAMENTO DE VEÍCULOS PDF Imprimir E-mail

    VAGAS DESTINAS AO USO EXCLUSIVO DE PESSOAS IDOSAS E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA COM DIFICULDADE DE LOCOMOÇÃO

    O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou as Resoluções 303 e 304 que tratam, respectivamente, da regulamentação das vagas de estacionamento de veículos destinas ao uso exclusivo de pessoas idosas e portadoras de deficiência com dificuldade de locomoção.

    As Resoluções padronizam as sinalizações (vertical e horizontal) que deverão ser utilizadas na identificação das vagas. As normas também padronizam o modelo de credencial, documento obrigatório para identificar os veículos que transportam pessoas idosas ou portadoras de deficiência com dificuldade de locomoção. A credencial será emitida pelo órgão ou entidade executiva de trânsito do município de domicílio da pessoa a ser credenciada e será válida em todo o território nacional. No caso do município não integrado ao Sistema Nacional de Trânsito, o documento será expedido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

    Em relação às pessoas portadoras de deficiência e com dificuldade de locomoção, o prazo de validade da credencial será definido pelo órgão emissor. A credencial deverá estar no painel do veículo ou em local visível. Em caso de irregularidades, como por exemplo, se for constada que a vaga não foi utilizada pelo credenciado o documento poderá ser suspenso.

    O uso das vagas em desacordo com as normas será considerado infração leve que prevê multa de R$ 53,21, três pontos na Carteira Nacional de Habilitação e a remoção do veículo. Os órgãos de trânsito terão 360 dias para adequarem as áreas de estacionamento destinados o uso exclusivo de pessoas idosas e portadoras de deficiência com dificuldade de locomoção.

 
PROLIBRAS 2009 - CERTIFICAÇÃO DE PROFICIÊNCIA NA LIBRAS- UFSC PDF Imprimir E-mail

      A Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, através da Comissão Permanente do Vestibular - COPERVE, considerando o resultado do Edital de Seleção nº 01/2009-INEP/MEC, declara que estarão abertas no período de 01/09/2009 até as 23h59min do dia 30/09/2009 (observado o Horário Oficial de Brasília), as inscrições ao Exame Nacional para Certificação de Proficiência no uso e no ensino da Libras e para Certificação de Proficiência na tradução e interpretação da Libras/Português/Libras, denominado Prolibras, conforme Decreto 5626/05 que regulamenta a Lei nº 10436 de 24 de abril de 2002.

Mais informações no site da UFSC: http://www.prolibras.ufsc.br/

 
RECÉM GRADUADA EM DESENHO INDUSTRIAL PELA UNB CRIA JOGO VOLTADO PARA CRIANÇAS AUTISTAS. PDF Imprimir E-mail

    Crianças com autismo são frequentemente excluídas dos passatempos da nova geração que são compostos pelos jogos de computadores. Isso porque os jogos disponíveis no mercado, hoje, não são apropriados para elas  por  possuírem comandos que atrapalham no desenvolvimento dessas crianças.
    Sensibilizada com esse problema, Brenda Oliveira Kelly, recém formada pela UnB em Desenho Industrial, estudou a fundo o distúrbio e desenhou um modelo de jogo de computador que associa design de interfaces e psicopedagogia.

     O jogo é destinado a crianças com idade entre 3 e 5 anos e pode ser configurado pelos pais ou professores da criança adequando às diversas manifestações da doença.Segundo Brenda, o modelo de seu jogo é um novo jeito de pensar sobre ferramentas educativas,que podem incluir todas as crianças. Diferente de tudo que já se viu até agora,já que os jogos ainda são formatados de uma forma só.O jogo ainda é um protótipo, mas consiste em criar ações de auto estimulo através da rotina diária. Crianças autistas têm dificuldade em estabelecer rotinas e o jogo estimula isso quando o jogador tem que fazer coisas do dia a dia.Para a professora da Faculdade de Educação, Anelice Batista, viver a situação virtualmente estimula a criança a adquirir esse hábito.

Fonte: Notícias da UnB, Brasília (2009).

 

 
Mais Artigos...
<< Início < Anterior 1 2 Próximo > Fim >>

Página 1 de 2
 
Secretaria Especial de Direitos Humanos
Logo do CONEDE Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação
Site Acessível